terça-feira, 8 de junho de 2010

O Troféu da Copa - Ouro?

Quanto mais a Copa se aproxima, mais o brasileiro fica ancioso. E certamente, o trófeu, que é o prêmio para a seleção que conseguir ganhar a Copa do Mundo é muito cobiçado por ser de ouro. Mas seria mesmo de ouro?

Muito pensam: “Ah, claro que é de ouro, é um evento mundial e têm bilhões em dinheiro envolvido.” (eu também), e não estão errados os que pensam assim. Mas o troféu não é de ouro puro, ou seja, 24 quilates (eu tenho um que late aqui em casa), pois o ouro puro é muito macio. Se fosse usado ouro 24 quilates para fazer o troféu, quando os jogadores o pegassem para comemorar, provavelmente ele iria entortar, ou perder sua forma, como acontece com o chumbo.

O ‘quilate’ é usado exclusivamente para medir a pureza do ouro, então quanto mais puro, mais quilates terá. Mas existe ouro impuro? Não. Mas acontece que geralmete se adiciona outro metal no ouro, não para que ele fique mais barato, ou ganhar vantagem por isso, mas para que o objeto de ouro se torne mais resistente e não se deforme quando for manuseado.

Isso acontece também no troféu, que é de ouro 18 quilates. Mas mesmo assim, o troféu ficaria muito pesado se fosse totalmente de ouro, mesmo sendo 18 quilates, e pesaria cerca de 70 ou 80 quilos. Obviamente os jogadores, na hora de comemorar, não suportariam tanto peso (ou suportariam, mas isso dificultaria muito), então, segundo o professo Martin Poliakoff, a taça é oca, pois pesa apenas 5 quilos. E a parte verde na taça é composta de malaquita, que é um mineral muito raro, e caro, usado para decoração. Veja o vídeo:

O vídeo tem legenda. Clique aqui para saber como ativala.



Mas a Taça do Mundo não perde seu valor por ser de ouro 18 quilates e oca. O que vale é o título mundial da seleção, e o respeito que se ganha com isso (que aliás eu acho uma babaquice).

E pra não fugir do tema, a Marca elaborou um calendário, que é o melhor que eu vi até agora, confiram:


Clique aqui, ou na imagem para acessar o calendário.

Um comentário:

  1. oie, adorei o post!

    Nossa, imagina a taça toda de ouro, que poder seria ?!?! kkkk
    mas eu acho a taça de futebol mais bonita de todas, depois vem o do mundial de clubes...

    esse calendário é fodásticoooooo!!!!!

    =D

    ResponderExcluir

2010 Copyright Choco-Máfia

Melhor Visualizado em Resolução 1024x800